Gilson Sanches Lembrado & Celebrado

 

Sabemos que “…A importância que é a valorização do ato sociocultural na comunidade-raiz pode ser aferida pela correspondência expressa no eco das pessoas que se servem desse ato para resguardar a sua identidade histórica”, como afirma habitualmente o historiador João Barcellos.

Este é o trabalho que há muitos anos, individualmente ou inserido no grupo Desbravadores Villas-Boas, vem executando Gilson Sanches; historiador cujos livros refletem o panorama ybysorocabano e piabiyuano no entorno do Cerro d´Ybyraçoiaba, primeiro polo siderúrgico das Américas montado por Affonso Sardinha (o Velho) no Séc 16 e que originou o povoado Sorocaba.

E, nada mais justo, justíssimo, que a Vereança local celebre tal atividade atribuindo ao ilustre intelectual a Medalha de Mérito Cultural ´Ademar Carlos Guerra´. E assim aconteceu em sessão solene no dia 4 de agosto de 2025.

As turmas do Grupo de Debates Noética (Brasil e América Latina) e do Centro de Estudos do Humanismo Crítico (Guimarães-Portugal) juntam-se à Vereança e às pessoas que acompanham o cotidiano sociocultural de Gilson Sanches no aplauso que sempre deve acontecer em vida.

Foto de João Barcellos

João Barcellos

Publicou o primeiro livro em 1968 e, no mesmo ano iniciou atividade jornalística, cultural e tecnológica. No Brasil, desde 1988, foi co-fundador do jornal O Serigrafico, Jornal Corpus, das revistas Vida & Construção e Impressão & Cores. Literariamente, coordena as coletâneas Palavras Essenciais e Debates Paralelos (ambas com 15 volumes). É co-fundador da agência Koty Marketing (2020).